15/02/2017

Floripa Shopping: Segurança e tecnologia de qualidade

IMG_4405 (1)
Com 184 câmeras e o Sistema D-Guard da Seventh, espaço reduziu em 40% os casos de sinistros em seu estacionamento

Florianópolis, 15 de fevereiro de 2017 – Anualmente, as empresas responsáveis pelas construções de shoppings centers em todo o Brasil têm se preocupado com a qualidade dos serviços ofertados aos possíveis frequentadores dos espaços.

Desta maneira é visível o crescimento do segmento de segurança eletrônica dentro de tais espaços. “A procura por sistemas de videomonitoramento evoluiu e nós, da Seventh, temos acompanhado a expansão do mercado em questão em todo o território nacional. Focados em ofertar o melhor aos empreendimentos de grande porte, temos conquistado cada vez mais espaço”, destaca Carlos Schwochow, sócio-diretor da Seventh, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologia para monitoramento e gerenciamento de imagens e acesso.

Um dos locais que utiliza a tecnologia para garantir a segurança dos clientes é o Floripa Shopping. Localizado em Florianópolis (SC), o shopping foi aberto ao público em novembro de 2006.

Instalado no principal acesso às praias de Jurerê Internacional, Praia Brava, Canasvieiras, Ingleses e Costão do Santinho na SC-401 (rodovia estadual, que liga o Centro ao Norte da Ilha de Santa Catarina), o espaço tem localização privilegiada, arquitetura moderna e um conceituado mix de lojas.

Por receber um fluxo de aproximadamente 450 mil visitantes por mês, o local preocupado em oferecer um serviço de qualidade e segurança a seus frequentadores, adquiriu o sistema D­-Guard Projects da Seventh.

Dentre os softwares disponíveis no mercado, o Floripa Shopping optou pela solução devido à “abertura de novos dispositivos dentro de um mesmo sistema, realizando a integração da necessidade atual do cliente, bem como, a possibilidade de expansão de novos métodos e tecnologias que possam surgir, além de ser um software que se adequa às necessidades mercadológicas e à inclusão de novidades de controle”, destaca Rodrigo Smaniotto Leite, chefe de segurança do Floripa Shopping.

A área monitorada é superior a 75 mil m2 e conta com aproximadamente 1,5 mil trabalhadores diretos. Para a averiguação do espaço, são disponibilizados quatro operadores para um sistema formado por 184 câmeras IPs, da marca AVICAM – ZAVIO de alta resolução.

“A necessidade total de acompanhamento em tempo real das ações realizadas pelos clientes no interior e no entorno do empreendimento, tempo de resposta preventiva a situações de futuros riscos, controle e fiscalização de processos e procedimentos estabelecidos dentro do empreendimento, resgate rápido e eficiente nas imagens com qualidade para identificação de sinistros e ocorrências em geral, colaborando com maior veracidade em processos investigativos de órgãos policiais”, explica o chefe de segurança, ao falar sobre as necessidades que levaram à implantação do sistema de monitoramento.

Segundo Rodrigo Smaniotto Leite com o objetivo de aumentar a segurança do mix de lojas, foi implantado um sistema de CFTV (circuito fechado de televisão) com monitores de alta qualidade gráfica de 42 polegadas, “HDs (hardwares) de última geração e boa capacidade de armazenamento de imagens, servidores com ótimo processamento, integração com sistemas de intrusão nas portas de emergências, controle das escadas rolantes, lojas e acessibilidade programáveis, sistema de LPR (Leitor de Placas) no estacionamento e muito mais, tudo 100% integrado”, frisa.

Resolução efetiva

Com profissionais altamente capacitados e treinados para a operação do D-Guard,ocorrências nas mais diversas áreas do Floripa Shopping foram coibidas e/ou solucionadas rapidamente.

Um dos fatos saneados com o auxílio do software é citado pelo chefe de segurança doshopping: “Durante o período de almoço há alta demanda no estabelecimento e muitos adentram o local para utilizar bicicletário. Em um dos dias, três jovens entraram noshopping com suas bicicletas e depois de um período foram avistados pelo operador, por meio das capturas do D-Guard, tentando praticar um furto. Rapidamente a ação foi comunicada aos agentes de seguranças que atuavam próximo ao local do sinistro, sendo realizada abordagem dos suspeitos e a ação criminosa não foi concretizada”, narra Rodrigo Smaniotto Leite.

Fora as inibições de crimes, o programa contribui para a redução de sinistros no estacionamento. Segundo Smaniotto Leite, deste a instalação do sistema, as ocorrências “envolvendo automóveis foram reduzidas em 40%”, pontua.

“Frequentemente advertimos motoristas pelo desrespeito às sinalizações de trânsito do empreendimento, uma vez que conseguimos observar e detectamos as irregularidades em tempo real”, conta o chefe de segurança ao explicar que: “a ocorrência é informada pelo operador ao agente de segurança motorizado, que se desloca ao local e faz abordagem e orientação ao cliente”, diz.

D-Guard também é utilizado para a verificação de outras situações, tais como: assaltos, depredação de patrimônio, aglomerações e manifestações públicas, monitoramentos de equipamentos de alto risco em áreas restritas (subestações, casa de óleo, gás, etc), sistema preventivo de incêndio, entre outros.

Para a implantação do projeto de segurança, fora a Seventh, que forneceu o software de monitoramento D-Guard Center que gerencia as câmeras IP em conjunto com as controladoras de acesso, a Infotec Sistemas foi a responsável pelo projeto técnico e a implementação de tecnologias IP, tais como: Servidores, Câmeras fixas, Speed Domes, módulos de automação e um software de alarme VS com integração completa ao sistema de vídeo e automação do shopping.

 

Sobre a Seventh

A Seventh é uma empresa desenvolvedora de tecnologia para monitoramento e gerenciamento de imagens e acesso. Fundada em 2001, a companhia desenvolve tecnologias para recepção, transmissão e gravação de vídeo pela internet. Por meio de pesquisas constantes e do comprometimento e qualidade de seus colaboradores, a Seventh destaca-se na criação de sistemas confiáveis e tecnologicamente avançados para o mercado de videomonitoramento. Com um histórico de qualidade, aperfeiçoamento e inovação, a empresa atua na busca de soluções eficientes e inteligentes, colocando seus clientes em primeiro lugar.

 

Sobre a Infotec Sistemas

Fundada em 2003, a Infotec é importadora e distribuidora de soluções para redes de vídeo. A companhia conta com uma capacidade para desenvolver projetos TURN KEY, integração de sistemas IP, comunicação e multimídia streaming. Alem de fornecer produtos OEM para outros distribuidores da America Latina, a Infotec detém exclusividades para o Brasil em câmeras ZAVIO e AVICAM, Conversores de mídia AVINET linhas estas que destacam se no mercado profissional de vigilância e monitoramento, com alta qualidade, confiabilidade e desempenho.

Site: www.infotecsistemas.com.br.