18/07/2018

Rua Vidal Ramos: A primeira Smart Street de Florianópolis

Inspirado em modelo europeu de segurança, Sistema D-Cloud da Seventh permite acesso simultâneo e compartilhado à câmeras entre moradores e lojistas da rua Vidal Ramos

Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, já existe uma “Smart Street”. A Rua Vidal Ramos, no Centro de cidade, deu um importante passo para tornar a capital em uma Smart City, através do Laboratório de Inovação Urbana. Com a instalação de um sistema de videomonitoramento compartilhado, a Rua Vidal Ramos permite o acesso das imagens das câmeras entre lojistas e moradores, que podem ser visualizadas por meio de um computador ou smartphone com acesso à internet.

As imagens das câmeras também estão sendo disponibilizadas para o acesso pela SSP SC (Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina), totalmente integradas ao sistema de monitoramento já existente.

Com o objetivo de aprimorar o sistema de segurança na região central de Florianópolis, o sistema D-Cloud da Seventh grava e fornece as imagens de várias câmeras que ficam presentes em diversos pontos estratégicos da via. A inspiração do Laboratório de Inovação Urbana vem de Barcelona, na Espanha, onde foram adotadas medidas tecnológicas para atender diversas demandas da população, principalmente na prevenção de crimes e manutenção da ordem na região.

“Este primeiro conjunto de soluções para o videomonitoramento é uma evolução da rede de vizinhos e atende uma demanda real da região. Os lojistas e residentes da rua agora já podem acessar as imagens das primeiras câmeras instaladas, que estão funcionando 24 horas por dia. Além disso, também disponibilizamos acesso gratuito à internet para as pessoas que transitam pela Rua Vidal Ramos”, disse Thaís Nahas, consultora do programa Cidades Inteligentes da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE.

Conforme a administração municipal, o projeto começa na Vidal Ramos, mas a ideia é que se estenda para outros pontos da cidade. Segundo o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, esta é a primeira de muitas experiências que serão realizadas no Laboratório de Inovação Urbana, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). “O projeto na rua Vidal Ramos trouxe muito aprendizado e conseguiu demonstrar os resultados esperados. Com o apoio da ACATE, da ACIF, da participação dos lojistas e dos moradores, queremos trazer mais inovações para o ambiente urbano de Florianópolis”, afirma Marcus.

Segundo Carlos Schwochow, diretor da Seventh, esta primeira etapa é apenas o início de um projeto muito maior, onde as empresas de tecnologia de Florianópolis e região podem testar suas soluções em um ambiente real, melhorando suas próprias soluções em softwares e hardwares e disponibilizando em primeira mão para a população de Florianópolis.

Fazem parte deste projeto inicial as empresas Seventh, Unifique, Intelbras, Teltec e Khronos. Todas as soluções e equipamentos foram cedidos pelas empresas que acreditam neste projeto como um método transformador da realidade social atual.

Sobre a Seventh

A Seventh é uma empresa desenvolvedora de tecnologia para monitoramento e gerenciamento de imagens e acesso. Fundada em 2001, a companhia desenvolve tecnologia para gerenciamento de imagens e controle de acesso à distância. Por meio de pesquisas constantes e do comprometimento e qualidade de seus colaboradores, a Seventh destaca-se na criação de sistemas confiáveis e tecnologicamente avançados para o mercado de segurança. Com um histórico de qualidade, aperfeiçoamento e inovação, a empresa atua na busca de soluções eficientes e inteligentes, colocando seus clientes em primeiro lugar. Site: www.seventh.com.br.

 

.

VEJA TAMBÉM

ndonline.com.brinformefloripa.com

Imagem de Amostra do You Tube