20/08/2019

Automação de processos: soluções VMS e PSIM além da segurança

Cada vez mais presente em nossas vidas, a automação de processos é uma consequência da evolução tecnológica. Coisas que no passado eram feitas de forma mais trabalhosa, braçal, passaram a ser realizadas rapidamente, com cliques e automatizações. No mercado de segurança eletrônica não é diferente. 

 

O acesso cada vez mais fácil a equipamentos modernos e internet somado ao desenvolvimento de soluções PSIM e VMS, que permitem o envio de comandos para esses hardwares, abre um universo de novas possibilidades. A automação gera economia, praticidade e mais assertividade em processos que podem estar nas empresas e até dentro de casa

No conteúdo a seguir, vamos falar um pouco mais sobre automação e como sistemas e recursos que antes tinham foco no monitoramento e segurança, agora são usados para desencadear ações e trazer benefícios em diversas áreas!

 

Quais os benefícios da automação de processos?

A automação de processos busca otimizar o trabalho em determinada área por meio da tecnologia, seja ela aplicada no controle operacional, processamento de dados e outros mecanismos, que aumentam a produtividade e geram economia. 

Alguns dos principais benefícios do uso da automação via sistemas de videomonitoramento (VMS) e gestão de eventos (PSIM) são:

  • Agilidade na tomada de decisões;
  • Redução do tempo de atividades operacionais e produção;
  • Economia de recursos humanos e materiais;
  • Integração multiplataformas entre sistemas, profissionais e estrutura;
  • Facilidade na gestão de processos, tornando o controle de indicadores, a comunicação e o monitoramento de resultados em tempo real possíveis; e 
  • Geração de relatórios precisos sobre as atividades, permitindo a melhoria em pontos críticos da empresa.

 

Automação na prática

As possibilidades de automação de processos são extremamente variadas, afinal, com tecnologia e conhecimento disponíveis é possível criar diferentes soluções. Separamos alguns usos mais aplicados pelos clientes da Seventh, com os sistemas D-Guard e Situator

 

Eficiência Energética

Soluções inteligentes para iluminação, climatização e controle de equipamentos são muito utilizadas em projetos de segurança. Elas ajudam a gerir o consumo, desligando automaticamente o que não precisa estar ligado. Pode parecer algo simples, mas este processo pode reduzir em torno de 30% o consumo de energia elétrica. No D-Guard este tipo de ação é realizada com o recurso Intelligence, que permite a configuração de regras (comandos, horários) para o controle de dispositivos, entre outras funcionalidades. 

 

IoT – Internet das Coisas

De acordo com a IBM, IoT é o conceito de conectar qualquer dispositivo à internet e a outros dispositivos conectados. Uma rede gigantesca de conexões que permite que os dispositivos sejam capazes de interagir uns com os outros sem necessariamente precisar de uma intervenção humana. 

Por exemplo, ligar automaticamente uma caldeira que precisa estar aquecida para operar, momentos antes do início do expediente é só um caso de como a automação pode impactar na produtividade (A Seventh tem clientes que usam o menu Intelligence do D-Guard para ações como esta). 

Incorporar ações, que podem ser disparadas por câmeras ou sensores, centralizados em único sistema e ter a possibilidade de monitorar e tornar tudo isso cada vez mais inteligente é um caminho que está sendo seguido por muitas empresas para escalar demandas e reduzir custos.

 

Controle de Acesso

O uso de recursos para controle de acesso não deixa de ser uma forma de automatizar um processo que antes é feito de forma humana, com verificação de um crachá ou documento para a liberação. 

Com a tecnologia, o uso de biometria ou tags facilita a ação. Além disso, softwares especializados como o Situator permitem a comunicação e gestão em massa de acessos, com a emissão de relatórios detalhados do que acontece. Neste caso, a automação gera economia e aprimora a segurança e qualidade da gestão. 

Estes são só alguns exemplos, mas com o avanço da tecnologia, a melhoria no sinal de internet e o barateamento dos custos de dispositivos, cada vez mais opções de automação se tornam possíveis. Quer conhecer mais exemplos na prática? Visite nossos cases de sucesso na área de Centrais de Monitoramento e Projetos de Monitoramento.

No vídeo a baixo, você pode conferir como a rede de Supermercados Bistek, uma gigante da vertical varejista, se beneficiou com a automação e outros recursos oferecidos pelas soluções Seventh.

Imagem de Amostra do You Tube