06/06/2019

Integração entre Vídeo e Alarme: porque esta união ajuda no trabalho em segurança

 

Ferramentas conhecidas no mercado de segurança eletrônica, os alarmes e sistemas de videomonitoramento podem ser aplicados juntos para tornar o trabalho muito mais ágil e inteligente. Mas como vender esta ideia?

Este “casamento” é feito por meio da integração entre o software de videomonitoramento (VMS) e o software de alarme. Uma união que traz inúmeras vantagens, diretamente conectadas à rapidez no atendimento a ocorrências e à melhoria do trabalho dos operadores, beneficiando o cliente final.

No material a seguir vamos falar mais sobre a integração de processos e os benefícios da união entre alarmes e imagens, além da importância de escolher uma tecnologia que ajude no gerenciamento destes recursos, determinando a eficiência de toda a operação.

 

Não comercialize monitoramento às cegas!

 

Além de melhorar a agilidade da operação, a integração entre o software de videomonitoramento (VMS) e o software de alarme une o gerenciamento de imagens – ampliando a visão do operador – ao controle físico do espaço. É por ser tão completo, que o monitoramento simultâneo de imagens e alarmes traz ainda outros benefícios. Confira alguns dos principais:

 

1- Elimina deslocamentos desnecessários

A verificação remota evita deslocamentos em falso, uma vez que sem imagens do local, a qualquer sinal de intrusão (verificado pelo alarme, por exemplo) os operadores precisariam checar o que aconteceu. Com um sistema de monitoramento de imagens, a equipe tem acesso a vídeos em tempo real e pode examinar o que está acontecendo antes de definir o que será feito.

 

2- Mais eficiência no trabalho dos operadores de CFTV

Pesquisas apontam que o cérebro humano só consegue manter a concentração por 90 minutos seguidos antes de precisar de uma pausa, a característica é conhecida como ultradian rhythm. No caso dos profissionais que monitoram a segurança de ambientes, esse fator precisa ser levado em conta sempre! O trabalho na área de segurança eletrônica exige muita atenção e a rotina do padrão de acompanhamento dos monitores de vídeo e dos alarmes por muito tempo pode dificultar o foco.  Softwares avançados de videomonitoramento permitem a integração e geração de eventos, que ativam gravações ou até colocam a área onde ocorreu o disparo de alarme em destaque na tela (troca de layout) chamando a atenção do operador.

 

3 – Verificação de todas as condições do sistema em tempo real

Além da integração com softwares de alarme, a integração com dispositivos que mantém o funcionamento de todo o sistema de monitoramento, pode ser unificada em um sistema de segurança mais robusto, garantindo a verificação das condições do sistema em tempo real, realizando  teste de comunicação entre o alarme e a central de monitoramento 24h, por exemplo. A tecnologia disponível integrada em um único lugar também permite a automação de tarefas, como acionar os alarmes da empresa ou armar e desarmar o sistema de forma remota.

 

4 – Ações assertivas com base em fatos

Uma vez que se tem acesso às imagens do local monitorado e a possibilidade de retroceder o vídeo e acompanhar o que está ocorrendo no perímetro desde o início de uma ocorrência, é possível planejar a ação mais adequada. Isso permite, por exemplo, avaliar quantos profissionais devem ser enviados para o local, e se a polícia ou bombeiros também precisam ser chamados, garantindo a tomada de ação com base em fatos.

 

5 – Gravação apenas do que é necessário

O uso de um sistema de videomonitoramento integrado ao software de alarme também otimiza a transmissão e gravação das imagens, aproveitando somente o que é considerado importante entre as imagens de todas as câmeras. Isso faz com que muitas câmeras possam ser usadas no monitoramento, mas só em caso de necessidade real ocorram ações como o alerta e transmissão da imagem de um local onde houve disparo de alarme, para o operador e a gravação/armazenamento destas imagens. Assim, é possível fazer a economia de recursos e de espaço de armazenamento.

 

Ficou com alguma dúvida sobre a integração entre software de monitoramento de vídeo e softwares de alarme? Ou quer saber mais sobre os diferenciais do D-Guard nessa área?  Entre em contato com um de nossos consultores e veja porque oferecer o serviço de monitoramento por câmeras aliado a softwares de alarme é uma ótima oportunidade de negócio para centrais e projetos de monitoramento.